Curso Certo

Guia de Profissões Administração e Gestão Pública

Voltar   Imprimir

Sobre a profissão

A carreira em Administração e Gestão Pública é a especialidade da Administração que trata do gerenciamento das instituições públicas e de suas relações com a sociedade.

Aplicando conceitos e procedimentos administrativos, este profissional atua no planejamento e administração de órgãos do setor público, sendo habilitados também a atuar na administração de programas governamentais e políticas públicas.

O profissional em Gestão Pública é especializado na compreensão do processo de gestão estatal. Atua em todos os setores do poder público, municipal, estadual e federal. Pode trabalhar no legislativo, executivo ou judiciário, nas áreas que demandem planejamento e uso do espaço urbano e rural.

Faz parte das atribuições desse profissional a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da implementação de políticas públicas. Também trabalha junto das empresas privadas fazendo a ligação com o poder público.

Assim como atua em organizações do terceiro setor, junto a fornecedores e prestadores de serviços para o Estado, prestando consultoria e executando auditorias. Para os profissionais com pós-graduação existe ainda alternativa do magistério.

Tipos de Curso

a) Nível Superior – Bacharelado: Duração de 4 anos. O bacharelado em Administração Pública possui várias disciplinas em comum com o curso tradicional de administração. A grade curricular básica apresenta disciplinas como matemática, estatística, direito e economia. As disciplinas específicas, que diferenciam os dois cursos são as de filosofia, sociologia, política e história, além de auditoria pública, e organização governamental, entre outras.

b) Nível Superior – Tecnológico: Duração média de 2 anos O curso oferece formação abrangente nas áreas de legislação, administração, contabilidade, mercado financeiro e sociologia, disciplinas que preparem o aluno para compreender e equacionar a problemática do crescimento dos municípios. Alguns cursos também oferecem disciplinas ligadas à gestão do meio ambiente, gestão de pessoal e metodologia de pesquisa científica.

c) Nível médio - Curso Técnico: Duração de 1 a 3 anos. O curso técnico em Gestão Pública visa oferecer formação para que o aluno possa conhecer a estrutura e a hierarquia do poder público e o funcionamento dos quadros de servidores, as fontes de recursos e os mecanismos de prestação de contas, além do planejamento e desenvolvimento político e econômico. As disciplinas que compõem o currículo são, entre outras, estatística, legislação, contabilidade pública, licitações, tributos e contribuições, recursos humanos e gestão participativa.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho tem se mostrado favorável para esse profissional, principalmente devido ao crescimento acelerado dos centros urbanos, que carecem de organização e planejamento. Já tendo um histórico de problemas urbanos oriundos da falta de políticas públicas de crescimento, o país toma consciência da importância desse profissional, que está cada vez mais requisitado.

Este bacharel irá atuar no setor público, dando assistência e administrando os setores orçamentários e contábeis, acompanhando licitações e contratos administrativos.

Poderá, também, exercer atividades no planejamento e execução de programas que promovam a interação entre empresas do terceiro setor e as estatais.

Este profissional pode atuar, ainda, em organizações não governamentais(ONG’s), gerenciando o orçamento, desenvolvendo planos de metas e implementando programas sócias, promovendo a interação entre estas instituições e os setores governamentais.

Ofertas de Emprego

Este profissional tem uma procura cada vez maior em diversos setores da economia. Desde empresas estatais, que contatam por concurso público, até empresas de capital misto que procuram implantar políticas de responsabilidade social.

Ele vai encontrar boas oportunidades de trabalho em todas as regiões do país, mas principalmente em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. A demanda por este profissional tem uma tendência de crescimento acentuada para os próximos anos, principalmente em ONG’s.

Faixa Salarial

O salário médio inicial para o bacharel em Administração pública varia conforme a região de atuação e o porte da empresa contratante. A nível nacional fica em torno de R$ 1.300,00.

Testemunhal do Aluno

"Eu estou adorando o curso, apesar de que, em algumas aulas, eu fico meio boiando, mas, com o tempo, saberei quase tudo. Também estou adorando os professores e os colegas, que são show, um barato, animados que é uma beleza! Está muito bom, em todos os sentidos, fazer este curso."

Maria Helena – Comunidade Tecnologia em Gestão Pública - Orkut


Voltar   Imprimir

Copyright Guia Nacional de Cursos - todos os direitos reservados - 2007

by vm2